NAVALHA: do latim novacula, instrumento que renova a face.
OPERAÇÃO NAVALHA: Operação feita pela Polícia Federal desde novembro do ano passado que investiga licitações fraudulentas, desvio de dinheiro público, formação de quadrilha...Já foram presos empresários, deputados, ex-governadores, assessores de ministros, prefeitos...e não se sabe onde a lista vai parar – inclusive, o novo suspeito é o presidente do Senado Renan Calheiros.
Pois bem. O fato nos faz refletir sobre como praticamos a democracia. Nós nos cortamos, por sermos detentores do poder de voto – mesmo com navalha à mão, em meio a mensalões e sanguessugas, não damos uma “cara nova” àqueles que nos representam; e se corta o sistema político do País, que necessita de reformas desde...desde sempre, mas dificilmente usa novacula. A Reforma Política, A sonhada, talvez não seja a panacéia nossa, mas pode mudar o jeito de exercer política e renovar nossa democracia, que é representativa de mais e transparente de menos.
Estamos melhorando, acredito eu. A proposta de Reforma já é bem mais aceita entre alguns políticos brasileiros. A diferença entre “servir” e “servir-se” pode ficar mais clara em meio a tantos escândalos não abafados e tanto empenho do Serviço de Inteligência brasileiro. Quanto a nós, sempre apertar o mesmo botão deve cansar.
Que renovemos nossas faces, então.
Nenhum comentário:
Postar um comentário