Tudo junto de uma vez...

"Amamos as pessoas não pela beleza que existe nelas, mas pela beleza nossa que nelas aparece refletida. Por isto, somos mendigos de olhares. Olhos são espelhos..." (Rubem Alves)

Pensando eu sobre o porquê de eu não entender os telefonemas... de eu mudar de ânimo quando a única forma de comunicação é o telefone.

Sempre tive uns grilos com Graham Bell, e estes eu não corto e nem apago. Claro, reconheço a utilidade. Encontros furtivos. Algo a ser resolvido com urgência. Alguma pregunta, talvez. Mas quando se fala ao telefone, pode-se falar de qualquer jeito, em qualquer tom. É como conversar com pessoas que usam óculos escuros. Não dá pra saber se o tom da voz, o sorriso malcriado ou mesmo o gesticular das mãos condizem com o que há de mais expressivo em qualquer comunicação, os olhos. Aí não. As palavras meio que se escapolem com mais naturalidade, com mais completude, já que os sentidos se unem. Não se fala com negligência, de qualquer jeito. O olhar por muitas vezes nos livra de possíveis desentendimentos. Ele nos deixa despidos, nos entrega se for preciso.

Penso, então, no encanto dos olhares, na música ouvida carregada de boas lembranças. Cantam até mesmo naqueles de desconfiança, de reprovação ou frustração. Olhar de receio, de não saber o que dizer e, principalmente, de dizer sem realmente querer dizer, esse não dá pra enxergar por fibra ótica, não. Olhar de lado, daqueles que querem fugir, de quem tem medo ou insegurança, esse só dá pra contornar se percebido no exato momento. Olhar de satisfação, acompanhado de sorrisos, de leve toque de mãos, de repousar dos braços sobre os ombros, esse não dá pra enxergar por fio algum.

Ligação é comunicação vazia de sentido, de sentimento.



Os momentos mais agradáveis, pensem bem, são aqueles que unem o maior número de sentidos "tudo junto de uma vez".
Experimentem um olhar nos olhos, acompanhado de um terno toque de mãos, boa música, gosto de beijo e perfume de pessoa a ser amada.
Uma dança à meia-luz, de preferência perto de um jasminzeiro, é uma ótima coisa ser experimentada.

Discorrerei mais sobre se fazer feliz quando o conseguir.

Enfim... é bem verdade que "a que horas nos vemos?" ou "nos
encontramos daqui a pouco" é bem melhor do que um frio "beijo, me liga".

3 comentários:

Lara Vasconcelos disse...

Pensando bem, o telefone também tem suas vantagens para os que morrem de medo, para aqueles que querem esconder uma coisa que o olhar mostra deslavadamente.
Isso me lembrou um textinho da Rita Apoena:

— E você, por que desvia o olhar?

(Porque eu tenho medo de altura. Tenho medo de cair para dentro de você. Há nos seus olhos castanhos certos desenhos que me lembram montanhas, cordilheiras vistas do alto, em miniatura. Então, eu desvio os meus olhos para amarra-los em qualquer pedra no chão e me salvar do amor. Mas, hoje, não encontraram pedra. Encontraram flor. E eu me agarrei às pétalas o mais que pude, sem sequer perceber que estava plantada num desses abismos, dentro dos seus olhos.)

— Ah. Porque eu sou tímida.
um beijo,

Regis Torquato Tavares disse...

Ah... Lara.
Só você.
Obrigado por completar de forma tão terna.
O beijo foi aceito.

Josy Torquato disse...

Primo... estou encantada com seus "rascunhos" muito bom! Sucesso sempre...